Salvador, 18 de May de 2024
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Moisés Costa Pinto lança livro digital e estreia podcast “Poesias Baianas” com convidados especiais da cena poética do estado
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qua, 02 de Fevereiro de 2022 00:09

Moises_Costa_Pinto_Foto_Amanda_Penna_2O podcast “Poesias Baianas” foi idealizado pelo jornalista, escritor, poeta e podcaster, Moisés Costa Pinto, e a ideia é disponibilizar um espaço para declamações de poesias e debates sobre a cultura baiana, o recôncavo e a capital Salvador. O podcast foi inspirado no livro “Caboclos, Poetas e Zumbi: poesias soteropolitanas” que é o primeiro livro de poesias do autor.

Ambos serão lançados no dia 15 de fevereiro, às 19h30, em uma live no Instagram @moisescostapinto que terá como convidado o poeta Wesley Correia para falar sobre o tema "Por onde anda a poesia baiana?". O podcast estará disponível em todas as plataformas digitais de áudio e vai receber em cada edição um poeta ou poetisa para um bate papo sobre poesia feita na Bahia e temas correlatos, além de declamações poéticas do autor e de seus convidados. A cada semana serão lançados dois episódios, e a programação com os convidados e datas de cada edição serão divulgados no Instagram. 

A distribuição do livro será gratuita no site do autor https://monzacosta.wordpress.com/ nas suas redes sociais e na plataforma Amazon.

Alguns nomes da cena poética e cultural baiana já estão confirmados como a poeta, relações-públicas, produtora cultural Adriele do Carmo, o sociólogo, produtor cultural e escritor Zé Maurício, o poeta, escritor e cientista social Camillo César Alvarenga, o escritor e ator Daniel Arcades, o poeta e escritor Esteban Rodrigues, o historiador, poeta, contista e compositor Lande Onawale, a poeta e escritora Mariana Madelinn, o publicitário e escritor Sérgio Caetano, a poeta, escritora e jornalista Kátia Borges, o poeta e escritor Valdeck Almeida, o professor e poeta Wesley Correa, o poeta, pesquisador e educador João Vanderlei de Moraes Filho e o poeta e escritor Zezão Castro.

Estes convidados (as) vão discutir entre os episódios temas como: “É possível fazer poesia na Bahia da atualidade?”, “O que há de poético na Bahia?”, “A mulher na poesia baiana: a força das poetisas”, “O papel da música na poesia na Bahia”, “Quem pode ser poeta ou  poetisa?”, “A poesia no interior baiano: muito além de Salvador” e em um episódio extra, a equipe técnica e criativa do projeto vai abordar o tema: “Como fazer um podcast sobre poesia?”.

"Sempre quis publicar um livro com meus poemas. Poetas também têm aspirações. E, em 2019, tive essa ideia de que deveria escrever sobre a poesia de Salvador a partir dessas três praças: a 2 de julho, a famosa Praça do Campo Grande, a Praça Castro Alves, dedicada ao poeta, e a Praça da Sé, onde hoje reside a estátua de Zumbi. Então, primeiro queria fazer uma ligação entre as três estátuas das praças, o Caboclo, o Poeta e o Zumbi. Mas percebi que ao redor delas gravitava muito mais que apenas sua presença, representavam o povo de Salvador e inúmeras poéticas. Acabou que o livro se tornou isso: uma mixtape de poesias sobre a cidade de Salvador, com ela própria tendo voz nesse amálgama. O livro tem começo, meio e fim, mas as poesias contidas nele talvez não tenham final no meu ponto de vista. Elas representam humildes ciclos soteropolitanos, afinal", revela Moisés Costa Pinto.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

“Caboclos, Poetas e Zumbi: poesias soteropolitanas”

O livro “Caboclos, Poetas e Zumbi: poesias soteropolitanas” revela histórias contadas e inspiradas em vivências entre a Praça do Campos Grande, a Praça Castro Alves e o Pelourinho, sempre imaginando personagens e personalizando a alma baiana radicada na capital da Baía de Todos os Santos. Já o podcast “Poesias Baianas” possibilita um espaço de conversa e debates sobre a cultura literária baiana. O livro tem prefácio do professor e poeta Wesley Correia, além de capa, ilustrações e projeto gráfico do designer Tuíris de Azevedo. O projeto tem produção executiva de Laíse Castro.

“Caboclos, Poetas e Zumbi: poesias soteropolitanas” coleta o que há de mais poético em Salvador, mais especificamente, a poesia e os momentos poéticos entre a Praça do Campo Grande, a Praça Castro Alves e o Pelourinho - lugares icônicos da capital baiana; os poemas trazem histórias, causos, sonhos e misticismos que imaginam diferentes Salvadores e soteropolitanos, que são, ao mesmo tempo, moldados e moldam a Cidade da Baía de Todos os Santos.

As poesias soteropolitanas do livro são inspiradas em três lugares icônicos da cidade de Salvador: o Caboclo, no Campo Grande, a estátua de Castro Alves, na Praça Castro Alves, e a estátua de Zumbi dos Palmares, no Pelourinho; múltiplas histórias e personagens, a própria cidade sendo uma delas, são mobilizados para contarem poesias soteropolitanas. Morar no Rio Vermelho (boêmio e poético por natureza) há quatro anos proporcionou ao autor um olhar mais poético sobre a cidade e sobre suas experiências vividas nos ambientes soteropolitanos, em especial no roteiro Praça do Campo Grande, Praça Castro Alves e Praça da Sé/Pelourinho: lugares que cheiram a poesia soteropolitana.

Moisés Costa Pinto

Poeta, jornalista, escritor e pesquisador. Mantém há 13 anos um blog https://monzacosta.wordpress.com/ de poesias e contos autorais; já publicou um livro de reportagens em conjunto, já plantou uma árvore, lançou um podcast, ganhou um lápis em concurso de poemas, e adora a poesia da vida soteropolitana e sertaneja. Atualmente, faz Doutorado em Comunicação e Cultura Digital pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É Estudante Externo Afiliado do Latinx Digital Media, da Northwertern University (EUA), e integra o Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online (GJOL/UFBA), onde pesquisa as relações entre as inteligências artificiais e o jornalismo digital.

SERVIÇO

Evento: Lançamento do livro “Caboclos, Poetas e Zumbi: poesias soteropolitanas” e do podcast “Poesias Baianas” 

Data: 15 de fevereiro

Horário: 19h30

@moisescostapinto

https://open.spotify.com/show/2cYch87nQMOm6zdYlF1xr9

https://monzacosta.wordpress.com/2022/01/21/caboclos-poetas-e-zumbi/

 

Ficha Técnica

Editora: Publicação própria

Autor:  Moisés Costa Pinto

Produção Executiva: Laíse Castro

Capa, ilustrações e projeto gráfico: Tuíris de Azevedo

Prefácio: Wesley Correia

Assessoria de imprensa: Dayanne Pereira (Conectada Comunicação Integrada)

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-089Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-043Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-012Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-154Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-243Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-375Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0888Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1210Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1258Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1606Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?