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Afro Fashion Day 2019 leva mais de 2 mil pessoas ao Centro Histórico de Salvador
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Qua, 04 de Dezembro de 2019 03:09

AfroFashionDay_Foto_BocciaphotoA praça do Terreiro de Jesus – Pelourinho foi transformada em passarela por onde 65 modelos usando as criações de 45 marcas baianas desfilaram durante a 5ª edição do maior evento de moda negra do Brasil, o Afro Fashion Day (AFD), na tarde do último sábado (30/11).

Homenageando a força e o protagonismo dos Blocos Afro, a edição 2019 recebeu a presença luxuosa do Olodum, Filhos de Gandhy, Cortejo Afro, Muzenza, Malê Debalê e Ilê Aiyê que, entre gritos e aplausos do público, se apresentaram ao som de muita percussão e discotecagem do DJ Telefunksoul, intercalando os seis momentos do desfile.

“Nestes cincos anos, o Afro Fashion Day se firmou como a passarela mais negra do Brasil. Palco não só de expressão da moda, através das criações das 45 marcas parceiras, como também de representatividade por meio de nossos modelos e de exaltação da identidade baiana personificada pelos blocos afro. Este espetáculo foi ressaltado pela força da comunicação do Correio e da Rede Bahia”, diz Luciana Gomes, gerente comercial do Jornal Correio.

Além da passarela

Este ano, o Afro Fashion Day começou às 14h, com o Clubinho da Tia Lalala, iniciativa comandada pela empresária e designer de moda Najara Black; e pela Feira da Sé – projeto do Instituto ACM de Ação, Cidadania e Memória. O AFD seguiu até às 19h, com desfile iniciado às 16h.

Entre os expositores da Feira, destaque para a Adorava Barrete, Asha Bio Cosmético, Aurora, Baiana Zen, Bella Oyá, Coletivo Pelô, Design, D´Sal, Ewé, Karla Issa, Majú Pratas, Malik África, Marley Cassiano, N Black, Negrif, Nice Costa Moda e Arte, O Que Eu Quiser Criações, Preta Brasil, Sonbrille, Tá Bom Pra Você, Yumpi Lumpi e Ziê.

Seletivas

Com um casting formado por 15 agências locais e 6 new faces, o Afro Fashion day 2019 teve suas seletivas de bairro iniciadas no mês de agosto, seguindo até a grande final no dia 11 de outubro, no Teatro Eva Herz – Salvador Shopping, onde 30 candidatos concorreram à chance de desfilar no grande evento. Com 996 modelos inscritos, a tradicionais seletivas de bairro cumprem o propósito de revelar talentos com potencial para seguirem carreira internacional, como foi o caso da salinense Josana Santos e do soteropolitano Lucas Evangelista.

SAIBA MAIS

Em sua 5ª edição, o AFD levou às passarelas 110 atores, sendo um total de 65 modelos, apresentando 45 marcas - 33 de roupas e 12 de acessórios, além de representantes dos blocos Afro, como o corpo de baile do Malê Debalê e da Deusa do Ébano, Daniele Nobre. Mais uma vez, o produtor de moda Fagner Bispo assinou a curadoria e edição do desfile, que teve beleza realizada por Dino Neto e sua equipe, direção artística de Gil Alves e concepção cenográfica Giuseppe Mazzoni.

Reconhecendo o poder criativo e a originalidade dos artistas e criadores baianos, estiveram na passarela 2019, as marcas: Abanto; Adriana Meira; Ateliê 2; Ateliê Casa Linda; Black Atitude; Boutique Negralá; By Aninha Acessórios; Closet Clothing; Com Amor, Dora; Costa Ribeiro; Crioula; Cynd Biquínis; Fagner Bispo, Goya Lopes; Incid; Jeferson Ribeiro; João Damapejú; Katuka Africanidades; Kelba Varjão Deluxe; La Abuela; Lú Samarato; Maria Coruja Ateliê; Meninos Rei; Mônica Anjos; NBlack; Negrif; Outerelas; Porto de Biquíni; Preta Brasil; Rey Vilas Boas; Silverino Ojú; Sonbrille; Sou Diva - tábompravocê?; Soudam; Soul Dila; Turbanque e Ziê, além das nove estreantes no evento: Cantuai; ColabZona; Filipe Dias; CP2P; Jeanne Gubert; o francês Marc Bell; MB Conceito; Realeza; Regina Navarro Bella Oyá e Wari.

Desde a sua primeira edição, em 2015, o AFD segue quebrando padrões de altura, peso e gênero, permitindo que o negro se reconheça na moda, nos gestos, no comportamento e na identidade, formando assim um espaço único e perfeito de resistência, cultura, reconhecimento, identidade e valorização do povo.

Idealizado pelo Jornal Correio, com patrocínio do Salvador Shopping, apoio institucional da Saltur, Vem Pro Centro, Pelourinho Dia & Noite e Prefeitura Municipal de Salvador, apoio Instituto ACM e Salvador Bahia Airport e parceria com Sebrae, Melissa, Vizzano, Imaginarte, A3 Print e Mariposa Pelourinho, o evento se alinhou com o Mês da Consciência Negra para criar um dia de representatividade e celebração.

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