“O Afro Fashion Day e as marcas baianas possuem uma relação histórica de parceria. O projeto é a soma dos esforços de várias pessoas, e nessa matemática, as marcas têm um peso muito importante e crucial para o evento, pois são elas que materializam em forma de roupas a essência e o levante cultura do evento todos os anos”, assina o produtor de Moda Fagner Bispo.
Desfilando ao todo 37 marcas (31 de roupas e 6 de acessórios) na nova edição, as produções para o ano de 2020 estão rodeadas pelo “dendê” —?tema do 6º ano do Afro Fashion Day; com paletas de cores que se misturam entre o preto, amarelo e o vermelho alaranjado, marcando o regionalismo característico da Bahia através da moda.
Trabalhando há seis anos no Afro, o criador da Black Atitude, Vander Charles, afirma que é “uma alegria muito grande” receber ano após ano o convite para participar de um dos eventos de moda mais importantes do país. Com a chegada da pandemia de coronavírus (COVID-19), o profissional explica que a autoestima do setor de moda e empreendedorismo negro abaixaram demasiadamente, e o Afro Fashion Day chegou para recuperar os ânimos dos empreendedores.
“É uma emoção muito grande que sinto a cada ano participando do Afro. É como se fosse meu primeiro ano. A pandemia, no entanto, acabou castigando muito os profissionais da moda, não só em questão de venda, mas de lembranças negativas. O Afro, nesse sentido, veio para levantar nossa autoestima; é um evento que não deixou a peteca cair. O Afro não deu para trás e fez acontecer o projeto de maneira criativa. É importante essa preocupação que o CORREIO* e toda equipe tem de nos trazer as linhas de visibilidade. Só gratidão e alegria”, relata Vander.
Para o modelo Ednei William, 17, os acessórios e roupas do Afro Fashion Day são marcantes pela beleza, sensibilidade e sincronia com a temática escolhida?—?o dendê. O jovem explica que as peças causam identificação com quem a utiliza, devido ao trabalho de excelência das marcas e profissionais envolvidos.
“Apesar de não serem exclusivas de uma única marca, todas as roupas combinam com a proposta. É tudo muito único e especial. O meu look, por exemplo, parece que foi feito pra mim”, brinca o modelo, “e os acessórios então, sem palavras, o brinco de dendê roubou meu coração. Conheço o trabalho desses produtores, maquiadores, estilistas e afins do Afro desde 2018, portanto, já venho acompanhado e tendo a honra de trabalhar ao lado desses profissionais”, conta Ednei.
Desenvolvendo novas peças para o Afro Fashion Day 2020, o criador da Aláfia, Túlio Azevedo, celebra seu 1º ano de atividades na passarela mais negra do Brasil. Segundo Túlio, participar do AFD é maneira de compartilhar e adquirir novas experiência no mercado da moda.
“Para mim, o Afro Fashion Day é uma importantíssima forma da expressão artística. Acredito que essa nova edição possa conseguir levar todo esse calor e toda essa informação, abrindo espaços para marcas novas como a Alafia aparecerem e se inserirem nesse contexto difícil que causou essa pandemia”, comemora Túlio.
Já para o estilista Paulo Barbosa, da grife Closet Clothing —?com mercado na Itália, Portugal e outros países?—, participante de quase todas as edições do Afro Fashion Day, estar no 6º ano do projeto tornou-se sinônimo de naturalidade. Segundo Paulo, o DNA baiano é intrínseco ao Afro Fashion Day e a Closet, levando a cultura regional marcante para o Brasil através da representatividade, estamparia e design.
“Participar do Afro é algo que se tornou orgânico, porque nós já participamos de uma forma cotidiana, de uma forma natural. O Afro é o cotidiano. O Afro é o sair pela rua. É a moda. A vivência Afro. O AFD contribui direta e indiretamente em vários setores, e traz referência para muitos jovens da periferia que querem estar inseridos no mundo da moda, e mais do que isso, na sociedade. É um evento de pura representatividade”, narra o estilista.
Os desafios, segundo Paulo, vão além da pandemia do coronavírus. Em um país marcado pelo preconceito, o estilista explica que a vivência diária sendo negro, pobre, LGBTQI+ e pertencente a cultura tradicional Iorubá já marca a vida da população baiana. “A pandemia é mais um desafio. Sobreviver a tudo isso que é a dificuldade principal, porém, vamos inovando, criando possibilidades. A Bahia precisa mostrar esses talentos para outros lugares, reafirmando nossa cultura negra, e o Afro Fashion Day traz esse orgulho das passarelas”, afirma.
Para Katarine Cardoso, 2ª modelo mais votada da “Seletiva Tik Tok”, o Afro Fashion Day lhe revelou um mercado de estilistas até então desconhecido. A modelo conta que não tinha conhecimento da amplitude de profissionais?—?estilistas, designers, modelistas, editores, figurinistas, costureiros, produtores de moda?—?que trabalham ativamente na capital baiana.
“Fiquei encantada e apaixonada pelo trabalho desses profissionais. Me senti muito honrada e privilegiada por ser um instrumento para eles; eles sonham, desenhar e criam… Nós, modelos, fazemos a parte que eles visualizam nas pessoas. Sou imensamente grata por ter a oportunidade de vestir as peças do Afro Fashion Day, ainda mais confeccionadas por profissionais baianos. Foi muito especial pra mim”, conclui a modelo.
MARCAS PARITICIPANTES
Na edição 2020, irão desfilar 37 marcas (31 de roupas e 6 de acessórios), são elas: Adriana Meira; Aláfia; Ateliê Casalinda; Balbina; Black Atitude; By Aninha; By Mário Farias; Closet Clothing; Com Amor, Dora; Costa Ribeiro; Fagner Bispo; Filipe Dias; Gefferson Vila Nova; Isaac Silva; Incid; Jeanne Gubert; Jeferson Ribeiro; João Damapejú; Katuka Africanidades; Kelba Deluxe; Lú Samarato; Marc Bell Ethnic Revival; Mb Conceito; Meninos Rei; Mônica Anjos; N Black; Negrif; Preta Brasil; Realeza; Regina Navarro Bellaoyá; Rey Vilas Boas; Sanporttï; Silverino Ojú; Sou Diva! Tá Bom pra Vc?; Soudam; Soul Dila e Ziê.
AFRO FASHION DAY 2020
Reconhecido como o maior evento de moda negra do Brasil, o AFD é responsável por levar modelos das comunidades às passarelas. Engajando 37 marcas locais no ano de 2020 e alçando marcas históricas, como o lançamento do Fashion Film, o Afro Fashion Day traz representatividade e empoderamento negro para as passarelas do país.
O Afro Fashion Day é um projeto do jornal CORREIO* com o patrocínio da Hapvida e a parceria do Sebrae.
Para mais informações sobre o projeto, acesse www.correio24horas.com.br/afrofashionday.