Salvador, 05 de March de 2021
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Futebol e racismo são tema de live da série baiana “Donas do Baba”
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qua, 20 de Janeiro de 2021 15:19

Julia_Belas_Trindade_1Quando se discute racismo dentro do futebol, quase sempre o foco está exclusivamente nas vivências dos homens e em suas percepções sobre esta problemática – e como é impossível pensar pautas feministas que não sejam atravessadas pelo antirracismo, não seria diferente quando se levanta esta bandeira no contexto dessa paixão nacional.

“Futebol e racismo: vivências e perspectivas das mulheres” é então o tema da segunda live que a série audiovisual baiana “Donas do Baba” promove em sua página no Instagram (@donasdobaba), ampliando a discussão de seu argumento principal: a mulher em suas variadas relações com o futebol. A convidada deste novo debate do programa “Bate Bola”, que acontecerá no dia 27 de janeiro (quarta-feira), às 19h, será a jornalista Júlia Belas Trindade.

Júlia é mestre em Jornalismo Esportivo pela St. Mary’s University (Londres) e formada em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi bolsista do programa de mestrado Chevening, do governo do Reino Unido, nos anos de 2015-16. Tem passagens pelas redações de Bahia Notícias, Esporte Interativo, UOL, Estadão e Terra. Atualmente, trabalha no DAZN, serviço de streaming de esportes, como assistente editorial. Tendo voltado seu olhar e seu trabalho para o futebol sob a perspectiva feminista e antirracista, recentemente publicou o artigo “Quem conta a história das negras no futebol?” no portal Ludopédio (www.ludopedio.com.br).

Entre as questões que serão abordadas na live, estão perguntas como: pensando que os contextos e climas dos futebóis praticados por mulheres e homens são diferentes, é possível perceber um cenário também diferente nos casos de racismo e de reações nesses dois universos? Ter mais mulheres falando de futebol na TV brasileira ou frequentando estádios inclui realmente pensar em mulheres negras ocupando essas cadeiras? Quando se diz que a nova geração de meninas tem mais apoio das famílias no sonho de ser jogadora, estão aí incluídas as crianças pretas?

SOBRE DONAS DO BABA – O fundamental debate sobre o futebol feminino, a valorização de suas atletas e o reconhecimento de suas conquistas tem sido engajado nos últimos anos. Considerando este movimento, mas ampliando o seu contexto, a série audiovisual baiana “Donas do Baba” extrapola a categoria de gênero do esporte e tem como foco a mulher em suas variadas relações com esta paixão nacional. Como se dá esta presença, como fortalecê-la num ambiente marcadamente machista, como elas atuam para além do campo, como o futebol baliza suas vidas, como vivenciam seus laços afetivos e profissionais com este universo? Estas e outras questões surgem em cinco episódios documentais que adentram a rotina de personagens que vivem de ou para o futebol. Com direção de Tais Bichara e Rodrigo Luna, roteiro de Pedro Perazzo e Eric Luis Carvalho, pesquisa de Eric Luis Carvalho e Tais Bichara, direção de fotografia de Liz Riscado, direção de som de Ana Luiza Penna, montagem de Agnes Cajaiba e produção executiva de Amadeu Alban, a série foi realizada através do “Bahia na Tela” – Edital de Chamada Pública para Seleção de Projetos para Pré-Licenciamento de Produções Audiovisuais, promovido pelo Instituto de Radiodifusão Educativa do Estado da Bahia (IRDEB), e terá lançamento oficial, em breve, na programação da TVE Bahia.

DONAS DO BABA apresenta programa de lives: “BATE BOLA”

Tema: “Futebol e racismo: vivências e perspectivas das mulheres”

Convidada: Júlia Belas Trindade

Mediação: Tais Bichara

Quando: 27 de janeiro (quarta-feira), às 19h

Onde: www.instagram.com/donasdobaba

Compartilhe:

 

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 24.02.2020.412Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 4. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.313Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 3. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.149Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 2. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.038Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 1. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.230Mudança, Magary, Motumbá. C. Grande. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.039Didá & Respeita as Minas. Campo Grande. 24 Fev 2020

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

HUMOR

  • Golpe_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?