Salvador, 18 de May de 2024
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Pedra de Xangô sedia defesa da tese de Maria Alice Pereira da Silva em edição especial do Patrimônio É…
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Qui, 23 de Novembro de 2023 22:36

pedra_de_xangoNo próximo dia 24 de novembro, às 09h, o Auditório do Parque Pedra de Xangô será palco da edição especial do Patrimônio É..., roda de conversa sobre educação patrimonial, promovida pela Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM).

O evento, em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, abordará a temática da Governança Espiritual no contexto da edificação do equipamento de apoio do Parque Pedra de Xangô.

O destaque desta edição é a defesa da tese "A Governança Espiritual: o sagrado afro-brasileiro na edificação do equipamento de apoio do Parque Pedra de Xangô."

da Ms. Maria Alice Pereira da Silva, que será apresentada para a banca composta por:

Ms. Maria Alice Pereira da Silva – Orientanda

Dr. Fábio Macêdo Velame - Prof. Orientador – PPGAU-UFBA

Dr. Henrique Antunes Cunha Junior – Prof. Co-orientador - PPGAU- UFBA

Drª Márcia Genésia Sant´Anna - Membro Interno PPGAU-UFBA

Dr. Leonardo Name - Membro Interno PPGAU-UFBA

Dr. Francisco Veras Quintanilhas Veras - PPGD-UFSC

Drª Erika Fernandes Pinto – ICMBio/MMA

A mediação do encontro será realizada por Val Benvindo, proporcionando um debate enriquecedor e plural sobre a importância do sagrado afro-brasileiro na construção e preservação do patrimônio cultural.

Patrimônio É… - roda de conversa mensal que explora o patrimônio cultural de forma dinâmica e envolvente. Este ano, o evento adota um formato híbrido e itinerante, com um novo local a cada mês, e todas as conversas serão transmitidas ao vivo pelo canal do Youtube da FGM.

TESE – TÍTULO

A Governança Espiritual: o sagrado afro-brasileiro na edificação do equipamento de apoio do Parque Pedra de Xangô.

RESUMO

Nas sociedades africanas e na filosofia africana a formação de tudo que existe é regido pela existência da energia vital. O mundo, incluso a humanidade, é representada pela existência de energias visíveis e invisíveis, que devem estar em harmonia e equilíbrio. Os seres possuem mente, espírito e alma, de forma conjunta e harmônica. Os seres invisíveis, os espíritos fazem parte de um mundo em interação com o mundo visível. Dentro desse universo africano de conhecimento, religião e vida é que se apresenta o conceito de Governança Espiritual. Em grande oposição a hegemonia ocidental, as visões do mundo eurocêntri co, os conceitos de energia vital e de Governança Espiritual são postulados da religiões e das filosofias africanas e afrodescendentes que afastam a dicotomia entre os seres humanos e a natureza. A Governança Espiritual dos sítios naturais sagrados, também, faz parte das culturas indígenas. Através dos seus rituais e do seu modo de viver, pensar e sentir a vida, os povos originários protegem e defendem a biodiversidade no mundo. As religiões de matriz africanas e afro-brasileiras sempre partiram da crença de divindades pluriversais e pluripresentes materializadas e representadas pelos elementos da natureza. Assim, a principal fonte teórica da tese é a Governança Espiritual Afro-brasileira, ou seja, o conceito contido no Candomblé e o que se conhece sobre. O Candomblé como teoria de concepção de vida. Além do fator religioso, a concepção d e como opera o mundo. Paradigma da ciência africana, a Governança Espiritual Afro-brasileira é a energia do Axé (energia vital), a energia das divindades no processo de decisão, no caso em estudo, de (Ori) entações de ações urbanísticas e arquitetônicas. Perante essas significações, o escopo da tese é compreender a importância da Governança Espiritual Afro-brasileira enquanto elemento fundante para a edificação do equipamento de apoio do Parque Pedra de Xangô. Quantos aos objetivos específicos consistem em: I- investigar como Xangô inspirou e convenceu o poder público, técnicos e acadêmicos envolvidos na concepção do projeto arquitetônico para a implantação do equipamento de apoio do Parque Pedra de Xangô a executarem as suas ordens; II - identificar as estratégias utilizadas p elos adeptos das religiões de matrizes afro-brasileiras para viabilizar a construção de um parque prospectado a partir de sua cosmopercepção de mundo, com ênfase nas histórias, culturas e valores do povo negro na diáspora; III - descrever os diferenciais do projeto, explicando os significados e razões dos vários elementos que compõem a arquitetura das edificações. Metodologicamente, o percurso foi tecido, de modo conjugado, e trilhou os seguintes caminhos: metodologia da pesquisa afrodescendente, sistema observante (inspirada no pensamento sistêmico); técnica da cartografia das controvérsias (com base nas formulações teórico-metodológicas da Teoria Ator-Rede — ANT); pesquisa bibliográfica e documental; diário de campo virtual; entrevistas; sistematização, análises dos discursos e conteúdos. Os result ados? É o que foi edificado e o que está por vir. Elemento fundante, morada dos orixás, voduns, inquices, caboclos e encantados, a Pedra de Xangô, natureza encantada pelo fluxo do axé, através das festas e rituais, na relação território e terreiro, teceu e concebeu uma arquitetura contemporânea própria, a arquitetura da Justiça de Xangô, proporcionando que os terreiros, caminhos e encruzilhadas tornem-se lugares sagrados em rede. (In)conclusões: O Parque Pedra de Xangô é uma arquitetura fluída, circular, em transe, itinerante, em movimento, em constante transformação. Em síntese, uma arquitetura de reencantamento, sagrada, contra-hegemônica que questiona a hermenêutica ocidental, as narrativas eurocêntricas e elege como estética da ambiência as normas do poder do Axé.

Palavras chaves: Energia vital. Governança Espiritual. Cosmopercepção, Africanidade. Arquiteturas de terreiros. Estética da ambiência.

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  • mariofoto1_MSF20240207-153Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
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