Pesquisas em comunicação: transforme conhecimento em lucro |
Seg, 09 de Novembro de 2020 15:39 | |||
Um levantamento realizado pela startup “Ouvi” revelou que um terço (30%) do investimento varejista em mídia não traz retorno para a marca. A baixa conversão de clientes a partir de ‘ads’?—?anúncios?—?e links patrocinados na internet (mídia ON), assim como outdoors, busdoor, panfletos, jornais, revistas, TV e rádio (mídia OFF), vem sendo um desafio para empresários, lojistas e microempreendedores do Brasil. De acordo com o “Painel 2020”?—?pesquisa realizada entre os meses de janeiro a junho pelo Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp)?—, o investimento em publicidade no Brasil já soma mais de R$ 5 milhões, mesmo diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Ainda de acordo com o painel, a mídia “Out of Home” (OOH)?— outdoors, indoor, busdoor —?é responsável por 9,4% da receita total, ficando atrás da internet (22%) e televisão aberta (55%). Embora os meios de comunicação ditem a estratégia a ser utilizada, cerca de 46% do empresariado brasileiro afirma possuir dificuldades em criar estratégias de conteúdo, conforme estudo da Rock Content, Resultados Digitais, Mundo do Marketing e Vendas B2B. Para alinhar a campanha publicitária com o direcionamento e enfoque ideais, o Relações Públicas Rodrigo Almeida destaca uma solução eficaz e assertiva: pesquisas de imagem, satisfação e público. “Otimizar o investimento publicitário, seja através do marketing ou usando a comunicação, requer pesquisa, amostragem, coleta de dados e identificação do público-alvo. Não identificar seu público ou o nível de retorno do investimento, implica na perda de recurso, retirando o potencial de conversão de um serviço contratado”, explica. Gestor da agência de comunicação CRIATIVOS, Rodrigo destaca que ainda são poucas as empresas e profissionais que optam efetivamente por fazer uma pesquisa de reconhecimento antes de iniciar um negócio. A consequência, segundo o RP, é o aproveitamento equivocado do investimento publicitário, que possui ampla receita no Brasil?—?R$ 17 bi em 2019, ainda segundo o Cenp. De acordo com Rodrigo Almeida, “Não ter retorno no investimento em mídia é mais comum do que aparenta”, por isso, pequenos detalhes de uma campanha publicitária podem influenciar toda a conversão dos clientes. Em virtude disso, o Relações Públicas aconselha empresários, profissionais liberais e microempreendedores a se aprofundarem nas pesquisas de público, a fim de potencializarem o investimento em comunicação e marketing. “Para alinhar o negócio ao seu público, aplicações em pesquisas de consumo, imagem e satisfação promovem assertividade no investimento. Não é novidade que diversos negócios privados atuam com total confiança no “feeling empreendedor”. Acontece que essa “cegueira” empresarial pode ser fatal para a organização. Reconhecer potencialidades, fraquezas, imagem social, cultura organizacional, micro e macro ambiente e posicionamento favorecem a empresa frente à concorrência e a vida do negócio/projeto em longo prazo. Na CRIATIVOS realizamos pesquisas de imagem, satisfação e público, com retorno amplamente positivo para as organizações.”, conclui. Para mais informações ou contato comercial, acesse a página da CRIATIVOS www.criativospr.com.br, ou a página do Instagram @criativos.pr.
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